quinta-feira, 26 de maio de 2011

À beleza

Um livro da minha adolescência foi Désirée de Annemarie Selinko. A história de Bernardine Eugénie Désirée Clary, supostamente o primeiro e único verdadeiro amor de Napoleão. Livros como estes fazem a gente tomar gosto pela leitura... Eu acho. Tenho uma lista de livros de infância e adolescência que acredito terão este efeito para minhas filhas. Mas isto é outro assunto... Verão que me perco em epígrafes e reticências. Que com certeza serão sacrificados no altar da edição...

O tal livro fala da trajetória de Desirée e no final, tem um momento em que uma princesa sueca em seu leito de morte sorri para Desirée que está em sua cabeceira (como rainha da Suécia!) e comenta: “A senhora foi amada pelos dois homens mais importantes de sua época! E nem é bonita”!

Então Desirée foi uma daquelas mulheres inexplicáveis pelas quais os homens se apaixonavam. Homens poderosos e inéditos! No livro se via que ela era uma mulher normal com sonhos e angústias. Mas tinha uma característica marcante: era sincera consigo mesma e com os outros. Sincera não apenas em palavras, mas também em ações: quando fugiu de casa em Marselha aos 14 anos para ir atrás de Napoleão em Paris e até quando abandonou a Suécia por achar ser isto mais conveniente para seu filho herdar o trono.

Viveu intensamente suas emoções, mas sem estardalhaços ou escândalos. Apesar de vaidosa e feminina, era discreta e despretensiosa, e mesmo assim não deixou de impressionar o Tzar da Rússia. Poderia escrever páginas sobre este livro, mas o que gostaria de ressaltar neste momento é a intenção do BLOG: a busca desta beleza, deste quelque choise que algumas mulheres obtêm será o nosso tema.  Bonito é ser inteligente?  Bonito é ser saudável?  Elegante?  Provavelmente tudo isso e mais! Porém, acima de tudo, ser você mesma para que possa usufruir com prazer do fato de estar SEMPRE BELA. Sejam bem vindas!


Adriana Xavier