quarta-feira, 8 de junho de 2011

Academia: Como não deixar a empolgação virar frustração

A Vênus conversou com um profissional da área que revelou como se comportam as mulheres quando o assunto é malhação. Marco Aurélio Marinho Raasch é educador físico e empresário e já trabalha nesse segmento há 28 anos.

Muita gente deixa para iniciar um programa de atividades físicas perto da chegada do verão. Iniciar as atividades no inverno é bom? Por quê?

No inverno existe a necessidade de uma ingestão maior de alimentos calóricos, e com isso corremos maior risco de acúmulo de gorduras. O ideal, sem dúvidas, é se exercitar regularmente durante todo o ano, mas iniciar ou se manter em forma no inverno traz um grande resultado para quem deseja chegar no final do ano com boa saúde e um corpo legal.

O que as mulheres buscam quando decidem ir à academia, boa forma estética ou saúde?

 
Alguns anos atrás, a busca das mulheres era exclusivamente estética, mas com as mudanças no mercado de trabalho e com a grande atuação das mulheres, hoje em dia existe uma consciência maior com relação à busca da saúde e prevenção de doenças do mundo moderno, mas com total certeza, os resultados estéticos como consequência, são sempre buscados.

É comum as mulheres terem altas expectativas quando iniciam na academia, essa expectativa alta pode gerar frustração e prejudicar o treinamento?

Quando procuram uma academia e buscam resultados estéticos, realmente a grande maioria tem altas expectativas, mas é importante o professor e educador físico orientar e acompanhar as fases que levam ao treinamento chamado específico, conscientizando as alunas que é importante a evolução gradativa até que se possa alcançar resultados com segurança.

Como os profissionais lidam com as expectativas que as mulheres criam ao iniciar o treinamento na academia?

Grande parte das academias oferece uma variedade de aulas de ginástica, treinamento de musculação, Pilates, Treinamento Funcional e outras, com isso é importante sempre buscar encontrar a melhor atividade para uma determinada aluna, onde ela sinta prazer e consiga alcançar os objetivos. A busca constante de motivações é importante para quem não haja desistência.

Que dicas você pode dar para quem está iniciando um programa de atividades físicas?

Se formos considerar que essa pessoa nunca fez exercício físico orientado e regular, acho importante inicalmente buscar informações através de consulta médica e exames, sobre sua saúde geral; em seguida, procurar um professor de educação física que possa através de uma anamnese, uma entrevista feita pelo profissional, descobrir a atividade mais indicada e os níveis de condicionamento físico que essa pessoa se encontra, pra daí prescrever e acompanhar sua evolução nos exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário