quinta-feira, 16 de junho de 2011

Beleza, posse e admiração

Cristiane França Turnes é psicóloga, especialista em Psicologia do Trabalho e Mestre em Educação. A redação da Vênus Cosmético conversou com Cristiane sobre a beleza e os aspectos que a envolvem. Acompanhe abaixo, entrevista exclusiva.

A beleza é relativa. Mas, há algumas que são consenso. Correto?
A beleza possui padrões estéticos conforme a cultura e a história dos indivíduos. No Renascimento as mulheres mais "cheinhas" eram as mais belas.  Na Grécia antiga, a beleza estava vinculada ao masculino. A natureza humana é influenciada por seu contexto social e, certamente, por sua carga genética. Algumas expressões de beleza são necessidades de garantir a perpetuação da espécie. Um homem com traços másculos pode dar a impressão de segurança e virilidade para muitas mulheres. Então, pode ser considerado belo.


Qual o efeito que admirar um corpo ou um rosto bonito produz em nós? Há no ser humano uma característica motivadora, a posse. Possuir algo é reforço positivo. Ter um corpo bonito hoje é padrão de sucesso em muitas áreas, mesmo nos setores que digam respeito a profissões direcionadas ao escritório.
Arquivo Pessoal


Na sua opinião, por que as revistas de moda, beleza, dieta sempre são tão consumidas?
Este é o lado Sombra do ser humano. Carl Jung, explica bem este conceito. Rejeitamos o lado negativo em nós mesmos e jogamos para baixo do tapete da mente, por exemplo, a feiúra, a rejeição são vistas como repulsivas. Para expulsar este lado sombrio de nossas mentes conscientes, precisamos comprar revistas e fazer dietas, usar modelos que, talvez, não trarão resultados interessantes. Não queremos ser rejeitados e isto nos faz recorrer a mecanismos defensivos.
Admirar outras pessoas bonitas, em geral famosas, faz bem à autoestima?
Se isto não torna-se uma obssessão; sim. Ser modelo para alguém ou ter alguém de modelo injeta motivação para batalhar seus sonhos.
Como perceber que não estamos em dia com nossa autoestima?
Mudanças fisiológicas como falta ou excesso de sono, reclamações constantes, tristeza. São sinais importantes para buscar ajuda. Geralmente a baixa estima está ligada com o stress.
Como mudar este quadro?
Análise e muita ATITUDE! Um reencantamento por si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário