“Uma mulher sem perfume é uma mulher sem futuro” (Coco Chanel)
Segundo cientistas é pelo cheiro que nos sentimos atraídos por alguém, o cheiro natural de cada um. Já o perfume pode marcar uma pessoa, e também causar frisson nos hormônios. A história desse item tão especial na produção feminina começou em 3.000 a .C., na civilização egípcia. Acreditavam que seus pedidos e orações chegariam mais rápido aos deuses se viajassem nas nuvens de fumaça aromática que subiam aos céus. Entre as essências utilizadas por eles está Mirra, musgo de carvalho, resina de pinho. Os gregos tinham como hábito usar óleos aromáticos e já em 800 a .C. Atenas e Corinto eram responsáveis por exportar óleos de flores e plantas como rosa, lírio, manjerona, tomilho, anis, sálvia e menta. Em 650 a .C. a Babilônia, se tornou o centro comercial de especiarias e perfumes. Cleópatra, um ícone no quesito sedução, deve seu sucesso em grande parte de seus rituais perfumados. Segundo historiadores a rainha era mais sedutora que bonita, sendo então o perfume um de seus pontos fortes. O apogeu da perfumaria se deu no desenvolvimento de técnicas de destilação de plantas pelos árabes. O aperfeiçoamento da técnica foi na Itália, no ano de 1320. Também neste período começou-se a extrair álcool e a utilizá-lo para fins medicinais e posteriormente foi adicionado aos óleos perfumados.
Durante o período Renascentista Catarina de Médicis, mudou para a França para se casar com Rei Henrique II. Catarina levou seu perfumista pessoal, Renato Bianco, conhecido como René Blanc, le florentin. Ele foi o responsável pelas lições iniciais na perfumaria, e fundou a primeira boutique de perfumes em Paris, estimulando a produção e comercialização de produtos aromáticos no país. As fragrâncias da época tinham como elemento principal a rosa misturada à lavanda, ao cravo, violetas, noz-moscada, musgo de carvalho e íris. A partir de então a França passou a ser reconhecida mundialmente como o melhor mercado de perfumes do Mundo. O crescimento do mercado fez surgir as grandes marcas da perfumaria francesa, como Guerlain, Pinaud, e Roger Gallet, a Hermès, Molinard, Em Londres, surgiram Yardley e Atkinsons. O ápice da indústria da perfumaria se deu com a descoberta de estruturas das moléculas perfumadas. Em 1900, perfumes e artigos de toalete ganharam espaço pela primeira vez na Exposição Internacional de Artes Decorativas, evento que agitou a cidade de Paris. Fragrâncias de patchuli, heliotrópio, almíscar e baunilha sugeriam um clima sensual. Atualmente a indústria do perfume é sinônimo de sofisticação e elegância.
Curiosidades técnicas
O Parfum, que é comercializado por algumas empresas de fragrâncias, tem a mais elevada concentração de óleo de perfume, seguido pela ‘eau de parfum’ e em último pela ‘eau de toilette’.
O produtos de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal de boa procedência, vendidos no país, são certificados por um selo da Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares (ADIPEC), o Selo de Garantia de Procedência e de Qualidade. O objetivo é assegurar a origem legal dos produtos e também atestar que os produtos estão adequados à legislação sanitária e de defesa do consumidor, vigente.
O Selo de Garantia de Procedência e de Qualidade é uma etiqueta auto adesiva, metalizada, com a logomarca da Associação, impressa por meios ópticos e dotado de um código de identificação do usuário que permite a identificação do lote do selo, através de combinação alfanumérica de 06 dígitos que permite rastrear o produto no mercado. Atualmente a certificação, uso do selo não é obrigatória, sendo de uso opcional pelos Associados da ADIPEC.
Conheça abaixo a lista dos 21 perfumes femininos mais vendidos no mundo.
1º - Nº 5, Chanel
2º - Coco Mademoiselle, Chanel
3º - J’adore, Dior
4º - Light Blue, Dolce & Gabbana
5º - Angel, Thierry Mugler
6º - Pleasures, Estée Lauder
7º - Chance, Chanel
8º - Trésor, Lancôme
9º - Allure, Chanel
10º - Eternity, Calvin Klein
2º - Coco Mademoiselle, Chanel
3º - J’adore, Dior
4º - Light Blue, Dolce & Gabbana
5º - Angel, Thierry Mugler
6º - Pleasures, Estée Lauder
7º - Chance, Chanel
8º - Trésor, Lancôme
9º - Allure, Chanel
10º - Eternity, Calvin Klein
11º - Fantasy – Britney Spears
12º – The One – Dolce Gabbana
13º - 212 Sexy – Carolina Herrera
14º - Lovely – Sarah Jessica Parker
15º - Chanel Chance Trend
16º– CH – Carolina Herrera
17º- Flower by Kenzo Eau de Printemps Parfumée Feminino Eau de Toilette
18º - Gucci Guilty- Gucci
19º - Ralph Lauren – Ralph
20º– Cinemá – Yves Saint Laurent
21º – Princesse - Marina de Bourbon
Veja abaixo comerciais dos perfumes preferidos das mulheres.
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